sexta-feira, outubro 12, 2012

Estrias: saiba o que realmente funciona para dar fim a essas linhas indesejáveis




Menos populares no imaginário feminino que as temidas celulites, as estrias podem sim ser consideradas um fator comprometedor, uma característica física desagradável. Em resumo, ninguém quer ter; mas às vezes elas aparecem e deixam suas marcas. Antes de partir para o tratamento é preciso esclarecer suas causas. “Elas são provenientes de um rompimento das fibras elásticas da derme, que geralmente acontece por conta de um estiramento causado por ganho de peso, gravidez, uso prolongado de corticoides ou crescimento rápido”, explica a dermatologista Denise Barcellos, do Rio de Janeiro. Além desses, outro fator é, sobretudo, determinante para a formação dessas linhas: a predisposição genética. Algumas pessoas têm estrias mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem nem na gravidez, quando o estiramento cutâneo é grande. Esse problema está diretamente ligado à tendência genética.

Tipos e características diferentes

                    As brancas, mais antigas só se tornam menos visíveis, desaparecer é praticamente impossível.

Para entender o nível de eficácia dos tratamentos é bom saber a diferença entre os tipos de estrias. A estria vermelha, que significa a fase inicial e inflamatória do problema, responde melhor aos tratamentos. “Nessa fase as células têm mais capacidade de regeneração e quando são tratadas a tempo, a melhora é de quase 100%. No estágio seguinte, que deixa as linhas arroxeadas, a melhora é de 70%”, esclarece Valéria. Segundo a médica, o laser trata todos os tipos de estria, mas as brancas, mais antigas, só reduzem de tamanho, e se tornam menos visíveis, desaparecer é praticamente impossível. A estria vermelha tem a hemoglobina para ser o alvo da luz do laser, que ao penetrar na pele aquece os vasos sanguíneos e estimula o nascimento de fibras de colágeno. Inclusive, a estria vermelha, em alguns casos, pode até responder a tratamentos tópicos, feitos sem nenhuma tecnologia agregada.




Tratamento tópico
Aplicar hidratantes diariamente ajuda a melhorar a elasticidade da pele e reduzir o impacto de um estiramento, mas ainda não é a solução. “Nesse sentido, o ácido retinoico, manipulado ou industrializado, pode ser um grande aliado, se aplicado uma vez por dia”


Dicas para evitar estrias

Procure hidratar a pele ao máximo nas regiões propensas ao aparecimento de estrias, para evitar a ruptura das partes internas.
Evite o uso de roupas muito apertadas
Beba bastante líquido, de preferência água
Prátique de esportes e exercícios físicos constantemente
Mantenha o peso regular, sem variações bruscas.
Não tomar banho com a aguá muito quente.







0 comentários:

Postar um comentário